Sócios

RothmannProf. Dr. Gerd Willi Rothmann

Telefone: +55  11 3704-0788
Direto: +55  11 3704-0775
E-mail: rothmann@rothmann.com.br

Formação

Nascido em Mainz, Alemanha, no Brasil desde 1958. Graduado pela Universidade de São Paulo (USP). Especializado em processo civil pela USP. Especializado em direito econômico e financeiro pela USP. Especializado em políticas de desenvolvimento pela USP. Especializado em direito econômico e financeiro pela Faculdade de Direito da Ludwig-Maximilians-Universität de Munique, com bolsa de estudo concedido pelo governo federal da Alemanha, Deutscher Akademischer Austausch-Dienst (DAAD). Mestre, Doutor e Livre-Docente pela USP.

Experiência

O Prof Dr. Rothmann presta assessoria jurídica há mais de 45 anos, principalmente para empresas alemãs e suas subsidiárias brasileiras. É co-fundador e diretor do Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT), árbitro do Tribunal Arbitral do Eurochambers em São Paulo, membro da International Fiscal Association (IFA), membro da Deutsch-Brasilianischen Juristenvereinigung (DBJV) e da Deutsch-Brasilianische Industrie-und Handelskammer (Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Alemanha AHK Brasil).

É autor de vários livros e artigos, além de palestrante em congressos, seminários e cursos no Brasil e no exterior (Alemanha, Áustria, Espanha), em especial sobre temas tributários nacionais e internacionais e sobre investimentos no Brasil.

Foi indicado várias vezes pela publicação Chambers Global como leading lawyer for Tax Brazil – Notable Practitioner and Tax-Regional Experts, e mencionado pelas publicações técnicas Latin Lawyer e Best Lawyers como referência no direito brasileiro e alemão.

Idiomas

Alemão, Português, Inglês e Espanhol.

Atividade Docente

Professor titular de Graduação e Pós-Graduação em direito tributário na Universidade de São Paulo (USP).

Publicações e Eventos

Artigo “Afinal, o planejamento tributário pode ser criminoso?”, em Tributação Brasileira em Evolução, Estudos em Homenagem ao Professor Alcides Jorge Costa, Ed. 1, IASP, 2015.

Artigo “Tributação do Consumo: Reflexões sobre uma Reforma Tributária Economicamente Racional e Politicamente Viável”, emEstado federal e guerra fiscal: uma perspectiva jurídico-filosófica”, coord. de Misabel Derzi, Coleção federalismo e tributação, Vol. 4, Arraes Editores, 2015.

Artigo “Tributação dos Serviços Importados na Legislação Doméstica e Internacional do Brasil”, em “Estudos de Direito Tributário em homenagem ao Professor Roque Antonio Carrazza”, coord. De Fernanda Drummond Parisi, Vol. 2, Malheiros Editores, 2014.

Artigo “Das Brasilianische Steuersystem”, em Geschäftshandbuch Brasilien 2014/2015, Deutsch-Brasilianische Industrie-und Handelskammer, 2014.

Brochura “So geht’s… im internationalen Steuerrecht Brasiliens (zu)”, 2. Auflage, Deutsch-Brasilianische Industrie- und Handelskammer, São Paulo, 2012.

Palestrante sobre o tema “As recentes mudanças na legislação tributária e seus impactos nos investimentos estrangeiros no Brasil” no evento realizado pelo Rothmann Sperling Padovan Duarte Advogados “Ambientes econômico e jurídico no Brasil e na América Latina para empresas estrangeiras – oportunidades e cuidados em tempos de crise”, promovido em parceria com a Deutsch-Brasilianische Industrie-und Handelskammer (Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Alemanha AHK Brasil) e o escritório Noerr LLP da Alemanha, em São Paulo, 17 de setembro de 2015.

Mediador no Primeiro Congresso Alemanha-Brasil de Direito Tributário – “Erste Deutsch-Brasilianische Tagung zum Steuerrecht”, promovido pela Universidade Humboldt (HU) e pela Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital em Berlim (FENAFISCO), em Berlim, Alemanha, 11-12 de maio de 2015.

Debatedor sobre o tema “The Different Views on BEPS” no evento “International Tax Audit Forum Munich”, promovido pela Secretaria da Fazenda de Munique, 21-22 de novembro de 2014.

Informações Adicionais

Co-fundador (1974) e diretor do Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT).

Membro da Deutsch-Brasilianische Industrie-und Handelskammer (Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Alemanha AHK Brasil)

Membro da International Bar Association (IBA).

Membro da International Fiscal Association (IFA).

Membro da Associação Brasileira de Direito Financeiro (ABDF).

Membro da Associação Teuto-Brasileira de Juristas (DBJV).

Árbitro nas Eurochambers em São Paulo.