Sócios

KarinKarin Klempp Franco

Telefone: +55  11 3704-0788
Direto: +55 11 3704-0781
E-mail: kklempp@rothmann.com.br

Formação

Graduada pela Universidade de São Paulo (USP). LL.M. em direito econômico internacional pela Universität zu Köln na Alemanha, com dissertação sobre a importação paralela em marcas e patentes. Doutora em direito comercial pela USP, com tese sobre operações internacionais de transferência de tecnologia.

Experiência

Atua desde 1996 com direito empresarial, com ênfase nas áreas de propriedade intelectual, contratos, direito comercial, e métodos adequados de solução de conflitos. Trabalhou na Deutsch-Brasilianische Industrie-und Handelskammer (Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Alemanha AHK Brasil) e nos escritórios Baker & McKenzie de Frankfurt e Düsseldorf, na Alemanha. Tendo morado na Alemanha para fins de estudo e trabalho, possui experiência internacional e multidisciplinar em direito empresarial. Sua prática jurídica é focada em propriedade intelectual, tecnologia da informação e ADRs, tendo vasta experiência na prestação de assistência jurídica a empresas estrangeiras de todos os setores e tamanhos, especialmente empresas austríacas, alemãs, suíças e americanas de grande e médio porte.

Idiomas

Português, Inglês e Alemão.

Atividade Docente

Professora de Graduação e Pós-graduação em direito contratual, arbitragem, mediação e conciliação, técnicas de negociação, propriedade intelectual e direito econômico na Faculdades de Campinas (FACAMP) desde 2013.

Professora do Curso de Especialização em propriedade intelectual da Agência de Inovação da Unicamp, em 2015 e 2016.

Professora convidada em diversas instituições, tais como ESA-OAB, Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), Unicamp.

Publicações e Eventos

Co-organizadora de edição especial sobre “Arbitragem e Mediação em Matéria de Propriedade Intelectual”, da Revista Brasileira de Arbitragem, pela Kluwer Law International, em Alphen aan den Rijn e pelo Comitê Brasileiro de Arbitragem, em Curitiba, 2015.

Capítulo “Patent Litigation: Jurisdictional Comparisons – Brazil”, no livro de Massimo Sterpi e org. de Thierry Calame, Ed. 2, European Lawyer Reference da Thomson Reuters, 2012.

Artigo “Trends in Alternative Dispute Resolution Concerning Intellectual Property: A Brazilian Perspective”, California Western International Law Journal da California Western School of Law, 2012.

Artigo “Dois criadores e duas criaturas: da relação entre a proteção à propriedade intelectual no Brasil e os subsídios governamentais americanos aos produtores de algodão”, Revista Eletrônica do Instituto Brasileiro de Propriedade Intelectual (IBPI), 2010.

Artigo “Tecnologia e Desenvolvimento – Análise do Fluxo de Tecnologia para Países Emergentes vis-à-vis a Proteção à Propriedade Intelectual e a Liberalização do Comércio”, Revista de Direito e Política do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública (IBAP), 2006.

Palestrante sobre “20 anos da OMC – Realizações e Novos Desafios”, na I Conferência Anual de Comércio Internacional (CACI), pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), 2015.

Informações Adicionais

Especialista para nomes de domínio do Centro de Solução de Conflitos da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (CSD-ABPI).

Mediadora do Centro de Solução de Conflitos da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (CSD-ABPI).

Árbitra do Centro de Solução de Conflitos da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (CSD-ABPI).

Mediadora do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual e Organização Mundial da Propriedade Intelectual (INPI/OMPI).

Membro do Conselho, Diretora e/ou Coordenadora de Comissões de estudo em Associações de Propriedade Intelectual e em Associações de Alternative Dispute Resoltution (ADRs), tais como a Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI), Associação Paulista da Propriedade Intelectual (ASPI), Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial (ABAPI) e o Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAr).

Títulos

É uma leading professional “Recommended Specialist for Patents” pela publicação Who’s Who Legal, e pela Latin America Corporate Counsel Association (LACCA), formada por diretores e gerentes jurídicos das principais empresas da América Latina.